quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Vistas de Lisboa (4)

(v. artigo precedente)

045

VISTA dum trecho da cidade tirada da Quinta da Torrinha, vendo-se a Craça, o Castelo de São Jorge e parte da Baixa.

Lisboa vista da Quinta da Torrinha Val Pereiro, gravura de William James Bennett sobre desenho de L.B. Parkins.
Imagem: Museu de Lisboa

Ao fundo vê-se o rio Tejo e, ao longe, a Outra Banda. 

Insc. - LISBON SEEN FROM THE QUINTA DA TORRINHA VAL DE PEREIRO (na marg. inf. ) . Subs. - Drawn by L. B. Parkins (na marg. inf., à esq.). Engraved by W . J. Bennett (idem, à dir.). Published as the Act directs (ao meio por baixo da insc.). 
Dim. - 557 X 450 mm. de vin. 
Proc. - Gravura. 

046

ESTAMPA geralmente designada por Sopa de Arroios. 

Sopa de Arroios, população portuguesa deslocada durante a Guerra Peninsular, 1810,
des. Domingos António de Sequeira,  grav. Gregório Francisco de Queiroz.
Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal

Insc. - A S.A.R. O Príncipe Regente Nosso Senhor, Augusto, Pio, Magnanimo e Pai da Patria, D.O.C. Domingos Antonio de Sequeira, Luzitano Primeiro Pintor da Camara. e Corte de S. A. R. Mestre dos Ser.mos Snr.es Príncipe, e Infantes, Academico de Merito na Inclyta Academia de S. Lucas em Roma, e das principaes da Italia, Director da Aula de Desenho na Real Academia da Marinha da Cidade do Porto, esta Estampa que copiou do natural. Representa a distribuição do alimento que se repartio no Cruzeiro de Arroios aos infelizes emigrados q desempararão as suas terras assoladas pelo Exercito Francez na invasão de Outubro de 1810, e forão acolhidos, hospedados e sustentados pelos moradores de Lisboa, com o mais louvável patriotismo e humamidade (na marg. inf.). 
Subs. - Dom. Ant. de. Sequeira Ac. Rom. inv. del. e abrio os cont. das fig. ( na marg. inf. à esq.). Publicada em Lisboa em 17 de Dezembro de 1818 (ao meio por baixo da insc.). Greg. Franc.º de Queiroz esculpiu as figuras a Agua forte e a buril em em 1819 (à dir.). 
Dim. - 835 X 540 mm. de vin. 
Proc. - Gravura .

047

VISTA parcial tirada da Quinta de Vale de Pereiro.

Lissabon von der Quinta da Torrinha - Val de Pereiro. Umgebunge von Lissabon.
Aus der Geographischen Graviranstalt des Bibliographischen Instituts zu Hildburghausen, Amsterdam, Paris u. Philadelphia.
Author: Meyer, Joseph (1796-1856) Society for the Diffusion of Useful Knowledge (Great Britain), 1844.
Imagem: Cabral Moncada Leilões

Na parte sup. da mancha tem a planta de Lisboa e, no rio, os dizeres: Rio Tajo (Tagus). Na parte sup. da mancha, à dir., tem a planta dos arredores de Lisboa e à esq. uma coluna de 19 linhas de referências com a designação das abreviaturas, encimada por: Note. 

Insc. - LISBON - LISBOA (na parte inf. da mancha à dir . dentro duma cartela rectangular). Lisbon, from the Quinta da Torrinha Val de Pereiro.
Subs. - Published under the Superintendance of the Society for the Diffusion of Useful Knowledge (por baixo da insc.). Drawn by W. B . Clarke Arch.t (na marg. iní. à esq.). London, Edward Stanford, 6 Claring Cross (idem, ao meio). Engraved & Printed by J. Henshel (idem, à dir.).
Dim. - 375 X 310 mm.
Proc. - Gravura.

048

VISTA parcial tirada da Quinta de Vale de Pereiro, vendo-se no 1.° plano um homem sentado, com uma viola e junto dele uma mulher de pé com uma criança [e publicada em Kelly's New and Universal English Dictionary, 1843].

Lisbon, S. Davenport.
Imagem: Antique prints

Ao fundo vê-se o rio Tejo e no último plano a Outra Banda [com efeito trata-se de plágio à imagem de Batty, Lisbon from the chapel hill of Nossa Senhora do Monte, 1830, portanto algo distante da Quinta de Vale de Pereiro].

Lisbon from the chapel hill of Nossa Senhora do Monte, Drawn by Lt. Col. Batty, 1830.
Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal

Insc. - LISBON (na marg. inf.). 
Subs. - London, Published by Thomas Kelly 17, Paternostetr Row (na marg. inf. por baixo da insc.). S. Davenport sculp. (na marg. inf. à dir.). 
Dim. - 220 X 146 mm. de vin. 
Proc. - Gravura. 

049

VISTA tirada do rio abrangendo a parte da cidade que se estende desde Alcântara a Xabregas , vendo-se ao fundo o aqueduto das Águas Livres [v. artigo dedicado às imagens de George Landmann: Vista de Lisboa, panorama de Barker].

Historical military picturesque..., George Landmann, View up the Tejo.
Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal

Insc. - VIEW UP THE TEJO (na marg. inf. ao meio).
Subs. - J. C. Stadler sculp. (na marg. inf à dir.).
Dim. - 620 X 190 mm. de mancha.
Proc. - Gravura a agua-tinta.

050

Continuação da vista anterior [entre esta imagem e a anterior, para completar a panorâmica falta o painel descrito como "Lisboa, or Lisbon, the capital of Portugal"].

Historical military picturesque..., George Landmann, Mouth of the Tagus.
Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal

Insc. - MOUTH OF THE TEJO (marg. inf. ao meio).
Subs. - G. Landmann Delt.t (na marg. inf. à esq.).
Dim. - 620 X 190 mm. de mancha.
Proc. - Gravura a agua-tinta.

051

VISTA tirada do norte para o sul, vendo-se no plano médio o Castelo de São Jorge, muito pormenorizado [mais uma vez um plágio à imagem de Batty, Lisbon from the chapel hill of Nossa Senhora do Monte, 1830, surpreendendo pela data atribuída de 1820].

Lisbon avec le Castel St. George prise de la Chapelle de Nossa Senhora da Monte, Christian Gottlob Hammer.
Imagem: Österreichische Nationalbibliothek

Insc. - LISBONNE AVEC LE CASTEL ST. GEORGE PRISE DE LA CHAPELLE DE NOSSA SENHORA DA (sic) MONTE (na marg. inf. ao meio). 
Subs. - C. G. Hammer sculp. (na marg. inf. à dir.). Se vend á Dresde chez Erneste Arnold (na marg. inf., ao meio). 
Dim. - 005 X 375 mm. de mancha. 
Proc. - Gravura a agua-tinta.

052

VISTA das ruínas do teatro da ópera, depois do terramoto.

The Opera House, Ruins of Lisbon after the Earth-Quake on the 1st Nov 1755.

É cópia fiel mas reduzida da vista por Le Bas-Pedegache. 

Insc. - Ruins of Lisbon after the Earth-Quake, on the 1.st Nov.br 1755 (na marg. inf., ao meio). The Opera House (no canto esq . da marg. inf.). 
Subs. - Hen. Roberts sculp. (por baixo da man. no canto dir.). 
Dim. - 213 X 157 mm. de man. 240 X 189 mm. de vin. 
Proc. - Gravura a agua-forte.

053

VISTA do Rossio, vendo-se o Palácio da Inquisição, a uma janela do qual está Junot.

Vista da Praça do Rocio na qual se reprezenta a dezordem e terror dos Francezes no dia do Corpo de Deos no anno de 1808, os quaes tumultuosamente largarão as Armas e dezempararão a Artilheria pelo susto que o povo lhes cauzou e os boatos que corrião. = já chegarão os Inglezes.
Imagem: Arquivo Municipal de Lisboa

Ao fundo a Igreja de S. Domingos e o Castelo de S. Jorge. Tem 10 rubricas de referências dispostas em 2 colunas de 5 linhas, por baixo da inscrição.

Insc. - Vista da praça do Rossio na qual se representa a dezordem e terror dos Franceses no dia do Corpo de Deos no anno de 1808, os quaes tumultuosamente largarão as Armas e dezempararão a Artilheria pelo susto que o povo lhes cauzou e os boatos que corrião = chegarão os Inglezes (na marg. inf.). 
Dim. - 335 X 215 mm. de vin. 
Proc. - Gravura.

054

VISTA do Rossio, vendo-se uma enorme bicha em forma de S que se desenvolve em todos os planos, de familiares do Santo Ofício com pendão e cruzes alçadas e os condenados, saindo do Palácio da Inquisição.

Lisboa, Rossio, Palácio dos Estaús, Procissão do Auto de Fé, Pieter Vander Aa, rep. c. 1707.
Imagem: Histórias de Lisboa, Tempos Fortes

Várias personagens assistem à passagem do cortejo.

Insc. - VUE DE LA GRANDE PROCESSION DE LO TO (sic) DA FÉ OU L'ON VOIT LES CRIMINELS JUGES PAR L'INQUISITION A LISBONNE (na mar. inf.)
Subs. - A Paris chez Mondhare rue de S. Jaques... (na marg. inf. à dir.). 
Dim. - 408 X 275 nun. de man. 
Proc. - Gravura.

055

ESTAMPA de 2 manchas [v. artigo relacionado: Catarina de Bragança por Dirk Stoop].

A sup. representa o cortejo real no Terreiro do Paço por ocasião do casamento da Infanta D. Catarina de Bragança com o Rei Carlos II de Inglaterra, passando por baixo dos arcos de triunfo erigidos em sua honra, vendo-se no 1.° plano a Familia Real.

Reais festas e arcos triumfais em Lisboa que se fizeram na partida da Sereníssima Dona Catarina rainha de Grã-Bretanha
"The publique proceeding of the Queenes Matie. of Greate Britaine through ye Citty of Lisbone ye 20th day of Aprill 1662" and "Reais Festas e arcos triumfais Em Lixboa q. se Fuzerao no Partido da Serenssa. Donna Catarina Rainha de gram Bretanha"
Numbers 1-8 indicating persons or places of the composition, explained in an English key in the left and right corner of the lower margin.
Dedication to King Charles II in the centre of the lower margin in Latin: "... Carolo IIdo D.G. Magnae Britanniae Franciae et Hiberniae Regi.... consecrat. Theod. Stoop. 1662" cf. British Museum
Imagem: Rijksmuseum

A mancha inf. representa o cortejo fluvial em frente dos Paços da Ribeira, vendo-se no 1.° plano os bergantins reais e outros barcos. À dir. estão as frotas portuguesa e inglesa; ao meio vários barcos no Tejo, e à esq., o Paço da Ribeira com a indicação: Konig Pallast. Ao fundo vê-se o Castelo de São Jorge. Uma filactera, entre as 2 manchas, tem 16 rubricas de referências. 

Vista de Lisboa e como a rainha da Grã-Bretanha embarcou para Inglaterra
"The manner hon her Matie. Dona Catherina jmbarketh from Lisbon for England" and "Vista de Lixboa e cum o rainha da gran Bretan se Embarguo per Englaterra"
Numbers 1-8 indicating persons or boats of the composition, explained in an English key in the left and right corner of the lower margin.
Dedication to Francisco de Mello in the centre of the lower margin in three lines in Spanish: "... Francisc de Mello Conde da Ponte Marques de Sande.../ ... Dedicat V.C. Rodrigo Stoop" cf. British Museum
Imagem: Rijksmuseum

Insc. - Brachtiger durchzur der Konigin Catharina von Gross Britanicu so Geschehen in Lisabona des 20 April 1662. (no cimo da estampa sup.) Abbildung vie die Konigin Cathatrina vom Gross Britanien zuschiff vom Lisabona nacher Engeland Verreist Anno 1662 (no cimo da estampa inf.). 
Dim. - 390 X 315 mm. 
Proc. - Gravura.

056 

VISTA fantástica de Lisboa durante o terramoto de 1755, vendo-se casas a ruir por entre chamas e nuvens de fumo, enquanto os habitantes fogem para o interior. 

Lisbonne Capitale de Portugal détruite par un tremblement de terre le 1er Novembre 1755.
Imagem: El proyecto de Manuel da Maia...

Ao fundo o mar encapelado avançando para a cidade.

Insc. - LISBONNE CAPITALE DE PORTUGAL DETRUITE PAR UN TREMBLEMENT DE TERRE LE 1er NOVEMBRE 1755 (na marg. inf. à dir.). 
Dim. - 448 X 195 mm. de vin .
Proc. - Gravura. 

057

VISTA de um trecho da Tapada da Ajuda, vendo-se no primeiro plano um carro de bois, um homem e uma mulher sentada, com uma criança.

Paizagem tomada dentro da tapada d'Ajuda, António José Patrício e Silêncio, 1857.
Quadro apresentado na Exposição Trienal da Academia das Belas Artes de Lisboa em 25 de Outubro de 1856.
Imagem: belas-artes ulisboa

No último plano vê-se a Igreja da Memória e casario.

Insc. - PAIZAGEM TOMADA DENTRO DA TAPADA D'AJUDA (na marg. inf.).
Subs . - Patricio Desenhou e Gravou (na marg. inf. à esq.). Silencio Est. na Acad. das B. Artes de Lx.a (idem, à dir.).
Dim. - 218 X 158 mm. de vin.
Proc. - Gravura.

058

VISTA dum trecho da cidade, tirada do rio, compreendendo a margem desde o Terreiro do Paço ao actual Cais do Sodré.

Vue du port de Lisbonne, Alexandre-Jean Noel, 1796.
Imagem: British Library

No rio vêem-se vários barcos e, num deles, algumas pessoas dançando.

Insc. - VUE DU PORT DE LISBONNE. Prise du milieu du Port entre la Montagne St.e Catherine et le Village d'Almada, à bord du Vaisseau de Guerre le St. Sebastien. Dédiée à son Altesse Monseigneur Dom Jean-Charles de Bragança, Oncle de Sa Magesté tres fidele, la Reine de Portugal, Duc d'Alafoens & & & Commandeur de l'Ordre de Christ, Général immediat à Sa Magesté Gouverneur en chef des forts et Chateaux de la Province d'Estremadura, President du Conseil de Guerre, et de l'Academie Royale des Sciences de Lisbonne & &. ( na marg. inf.). 
Subs. - Peint par Noel (na marg. inf., à esq.). A Paris chez Noel rue Neuve des Petits Champs Mon. de Mr. le Roch e Notaire. Allix graveur au haut de la rue des Fosses M. le Prince Mon. du Piseleur en face de l'image S. Louis (na marg. inf., à esq., junto ao vinco). Par son tres humble serviteur Noel, Dessinateur de l'Acad. R.le des sciences de Paris (na marg . inf. à dir., junto ao vinco).
Dim . - 775 X 555 mm. de vin.
Proc. - Gravura.

059

VISTA do Terreiro do Paço durante uma tourada, vendo-se o Palácio Real e várias bancadas com espectadores.

Fête des taureaux a lisbonne.
Les royaumes d’Espagne et de Portugal representés en tailles-douces trés exactes, Pieter Vander Aa, 1707.

Na marg. inf. à dir., tem o número: 157. Na parte inf. da mancha, à esq., tem: la Place Royal, e à dir.: le Palais Royal.

Insc. - FETE DES TOUREAUX Á LISBONNE (na parte inf. da man., dentro duma cartela rectangular ). 
Dim. - 167 X 131 mm. de vin. 
Proc. - Gravura.

060

VISTA do Terreiro do Paço mostrando a ala ocidental e um chafariz no centro da praça.

Palais Royal De Lisbonne, Lemaître, publ. 1846.jpg
Imagem: Antique prints

Insc. - PORTUGAL (na marg. sup., ao meio). PALAIS ROYALE DE LISBONNE (na marg. inf., ao meio). 
Subs. - Lemaitre direxit (na marg. inf., ao meio, rente à man .). 
Dim. - 157 X 90 mm. de man.
Proc. - Gravura.

061

VISTA tirada do rio, vendo-se destacado o Paço da Ribeira.

A view of the palace of the King of Portugal at Lisbone, Henry Overton II, 1752.
Imagem: Royal Museums Greenwich

Insc. - A VIEW OF THE PALACE OF THE KING OF PORTUGAL AT LISBON. (na marg. inf., à esq. e o mesmo, à dir., e m francês). 
Subs. - Publish'd according to act of Parliament April 1752. (na marg. inf., ao meio). 
Dim. - 395 X 250 mm. de vin. 
Proc. - Gravura.

062

VISTA parcial tirada do rio, vendo-se o Paço da Ribeira e a parte da cidade à sua volta.

Carte des environs de Lisbone de la Bouche du Tage, 1756.
Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal

Tem na parte sup. uma planta dos arredores da cidade com: Carte des Envírons de Lisbone de la Bouche du Tage - Levé sur les Líeux par un lngenieur - A Paris Chez le Sr. le Rouge lng.r Géographe du Roi rue des Augustins, 1756. No ângulo sup. à esq., tem o mapa de Portugal; por baixo Reveries du Sr. le Rouge, com uma legenda de 6 linhas; à dir. a planta de Estremós et Villa Viciosa Villes de Portugal. Na marg. sup. tem: Planche II.e 

Insc. - VEUE DU CHATEAU DE LISBONNE (na parte sup. da man., no ângulo inf.). Avant d'etre reduit en morceaux de pierres par le tremblement du 1.er Novembre 1755. ce qui n'est pas tombé a été démoli a coups de Canon le 4. (por baixo do antecedente). 
Dim. - 660 X 484 mm. 
Proc. - Gravura.

063

VISTA perspectiva do Terreiro do Paço, onde vãrios personagens passeiam.

Lisboa (proposta neoclássica), François Marca.
Imagem: Visão

É tirada do rio, vendo-se à dir., duas caravelas em construção.

Insc. - VUE PERSPECTIVE DE LA GRANDE PLACE DE LISBONNE (na marg. inf.). 
Subs. - Nouvellemient batie sur les Desseins de François Marca (a seguir à insc.). 
Dim. - 425 X 280 mm. de vin. 
Proc . - Gravura.

064

VISTA dos Paços da Ribeira e seu Terreiro, onde estão cinco seges, entre duas alas de povo. 

Vue de la Place du Palais a Lisbonne [sobre original de Georg Balthazar Probst, v. próxima gravura].
Imagem: SkyscraperCity

No cais estão peças de artilharia e no rio, donde foi tirada a vista, estão vários barcos.

Insc. - VUE DE LA PLACE DU PALAIS A LISBONNE (na marg. inf., à dir. O mesmo em latim, à esq.). 
Dim. - 410 X 287 mm. de vin. 
Proc. - Gravura.

065

VISTA do Palácio da Ribeira e de um trecho da cidade, tirada do rio.

Vista y prospectiva del palacio del rey de Portugal en Lisbonna, Georg Balthazar Probst (Probst de Augsburgo) 1780.
Imagem: Cabral Moncada Leilões

Por baixo da insc. francesa tem: Med. Fol.° N.° 69. Por baixo da insc. espanhola tem outra em francês e à dir. o mesmo em latim e por baixo em alemão.

Insc. - VISTA y PROSPECTTIVA DEL PALACIO DEL REY DE PORTUGAL EN LISBONNA por mar (na marg. inf., à esq.). 
Subs. - J. J. Stelzer sc. (na marg inf., à esq.). Cum Gratia et privilegio Sac. Caes. Majestatis Geor. Balthasar Probst, excud A. V. (idem, à dir.). 
Dim. - 433 X 320 mm. de vin. 
Proc. - Gravura.

066

VISTA dos Paços da Ribeira, tirada do rio, onde navegam vários barcos.

Vuë du palais du roy de Portugal, à Lisbonne, Stelzer.
Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal

Na marg. inf., à dir., tem: 142.

Insc. - VUE DU PALAIS ROYAL DE LISBONNE (Dentro duma cartela, na parte inf. da mancha). Dim. - 167 X 131 mm. de vin. 
Proc. - Gravura. 

067

VISTA do Terreiro do Paço, tirada do rio, vendo-se o Cais das Colunas, a estátua equestre e muitos populares na praça.

Praça do Commercio da Cidade de Lisboa, att. Gaspar Frois Machado.
Imagem: Museu de Lisboa

Insc. - PRAÇA DO COMMERCIO DA CIDADE DE LISBOA (na marg. inf.). 
Dim . - 850 X 485 mm. de vin. 
Proc. - Gravura. 

068

VISTA panorâmica, vendo-se, no último plano, o Aqueduto das Aguas Livres.

No primeiro plano estão várias casas e um rio com uma ponte.

Subs. - Silencio grav. a agua forte, (na marg. inf., à esq.). 
Dim. - 157 X 115 mm. de vin. 
Proc. - Gravura.

069

VISTA do aqueduto, no sítio de Campolide, vendo-se no primeiro plano, à esq., um grupo de homens e mulheres, sentados no chão, comendo e bebendo, e uma mulher dançando ao som duma guitarra.

Lisboa Aqueduto Rabicha Henri l Eveque 1809.
Imagem: Cabral Moncada Leilões

Ao meio, uma ponte sobre uma ribeira, onde várias mulheres lavam roupa, e ao fundo os arcos do aqueduto. Na marg. inf., à dir., tem um petipé de 300 palmos e 8 polegadas. A todo o comprimento está a planta dos arcos, e ao meio um brasão de armas com a divisa: Tria, Juncta in Uno. Tem uma legenda de duas linhas a todo o comprimento da estampa.

Insc. - VIEW AND PLAN OF THE GREAT AQUEDUCT OF LISBON (na marg. inf.). Segue-se urna dedicatória de Henry L'Eveque a John, Earl St. Vincent. 
Subs. - H. L'Eveque del. (na rnarg. inf., à esq. ). By Joseph Therese Michelotti, Major of Engineer's (idem, por baixo de legenda). B. Comte Sculs. (idem, à dir.). London Published Febr. 25th. 1809 by H. L'Eveque. (Idem, por baixo da legenda). 
Dim. - 732 X 434 mm. 
Proc. - Gravura.

070

VISTA tirada do norte, vendo-se o Aqueduto das Aguas Livres, em Campolide. 

Lisbon and aqueduct of Alcantara, Sketches of the Country, character, and Costume William Beckford, 1808-1809.
Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal

No primeiro plano, à dir., está um moinho e junto dele três homens conversam com dois soldados montados. No último plano vê-se o rio Tejo, no qual navegam três barcos. 

Insc. - LISBON & AQUEDUCT OF ALCANTARA (na marg. inf.). 
Subs. - Revd. Mr . Bradford del. (na marg. inf., à esq. ) London, Published by J . Booth, Duke Street Portland Place April 14, 1809. (Ao meio, por baixo da insc.). J. Clark Sculp. (na rnarg. inf., à dir.). 
Dim. - 375 X 273 de vin. 
Proc. - Gravura.

071

VISTA panorâmica, vendo-se no último plano o aqueduto.

No primeiro plano estão três figuras junto à margem duma ribeira. 

Insc. - VUE DES ENVIRONS DE LISBONNE ET DU GRAND AQUEDUCT, TRAVERSANT LE RIVIERE D'ALCANTARA (na mar. inf., ao meio). 
Subs. - Noel pinx. (na marg. inf., à esq.). J. Mathieu sculp. (na marg. inf., à dir.). 
Dim. - 367 X 288 mm. de vin. 
Proc. - Gravura.

072

Aqueduto das águas livres, vista a montante dos arcos, século XIX.
Imagem: Turismo Matemático

Insc. - PERSPECTIVA DOS NOVOS ARCOS D'AGUA QUE A TRAVESSAM (sic) o VAL DE ALCANTARA. Altura do mayor arco he 332 palmos & largura he 200 palmos (na marg. inf., à dir.). A PROSPECT OF THE NEW AQUEDUCT OF LISBON AS CROSSING OVER THE VALLEY OF ALCANTARA on stone arches, the largest of which is 47 feet higher than the monument in London (na marg. inf., à esq.). 
Subs. - R. Black delin. (na marg. inf., à esq.). T. Bowles sculp . (na marg. inf., à dir.). London printed for Robt. Wilkinson, 58 Cornhill. (na marg. inf., ao meio). 
Dim. - 401 X 225 mm. de mancha.
Proc. - Gravura.

073

VISTA panorâmica de Lisboa, vendo-se o aqueduto das Aguas Livres.

Aqueduto das águas livres, ponte e ribeira de Alcântara, século XIX
[cf .Sketches of the Country, character, and Costume William Beckford, 1808-1809].
Imagem: Cabral Moncada Leilões

Insc. - AQUEDUCT OF ALCANTARA (na marg. inf.). Aqueduct d'Alcantara (na marg. sup.).
Subs. - London. Published by J. Booth, Duke Street Portland Palace Sept. 25 -1809 (na marg. inf., ao meio ). I. Clark sculp. (Idem, à dir.).
Dim. - 355 X 280 mm . de vin.
Proc. - Gravura.

074

VISTA do Mosteiro dos Jerónimos tirada do rio.

O sepulcro dos reis portugueses.
Belem, Description de l'Univers Alain Manesson Mallet, 1683.
Imagem: Cabral Moncada Leilões

Na marg. sup., à dir., tem: Fig. CXXIX.

Insc. - BELEM . (Na parte sup. da man., dentro duma filactera). Die Grabmahter der Porugesischen Konige. (Na marg . sup.).
Dim. - 108 X 160 mm. de vin.
Proc. - Gravura.

075

VISTA da Torre de Belém, tirada de montante . No rio navegam vários barcos , entre os quais uma moleta com a vela arreada.

Belem Castle, Drawn by C. Stanfield, Engraved by E. Finden.
Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal

No canto esq. vêem-se pescadores, num pequeno barco recolhendo uma rede para terra, onde um homem com capa assiste ao trabalho, tendo a seu lado uma criança. No chão está um mastro.

Insc. - Belem Castle. Lisbon (na marg. inf., ao meio).
Subs. - Drawn by Stanfield (rente à mancha, no canto inf. esq.). Engraved by E. Finden (idem, idem, à dir.). London. Published Jan. 1, 1882 by J. Murray and sold by C. Tilt 86 Fleet Street.
Dim . - EFF FC mm. de man.
Proc. - Gravura. (1)


(1) António de Aguiar, Olisipo n.° 61, 1953

Artigos relacionados:
Iconografia de Lisboa (10 publicações)

Leitura adicional:
Cartografia de Lisboa no Gabinete de Estudos Olisiponenses

Informação adicional:
O Terramoto de 1755, a Torre do Tombo e Manuel da Maia
Saudades da Lisboa desaparecida

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